Pré-diabetes – Principais sintomas, tratamento e prevenção

O pré-diabetes é uma situação que precede o diabetes e funciona como um alerta para impedir que a doença progrida. O indivíduo pode saber que é pré-diabético com um simples exame de sangue, onde podem ser observados níveis de glicemia em jejum.

O pré-diabetes indica que a glicose não está sendo usada adequadamente pelo organismo, acumulando-se no sangue, no entanto, sem atingir os níveis de diabetes. O indivíduo é considerado pré-diabético quando os valores de glicose no sangue em jejum variam entre 100 e 125 mg / dl e é considerado diabético se esse valor atingir 126 mg / dl.

Sintomas de pré-diabetes:

O pré-diabetes não produz sintomas como tal, e essa fase pode durar de 3 a 5 anos. Se durante esse período a pessoa não se cuidar, é muito provável que ela evolua para diabetes, uma doença que não é mais curada e que precisa de controle diário.

As únicas maneiras de saber se a pessoa tem diabetes é através de exames laboratoriais. A glicemia normal em jejum é de até 99 mg / dl; portanto, quando o valor está entre 100 e 125 mg / dl, a pessoa está em pré-diabetes.

Outro teste que também serve para diagnosticar diabetes é o teste da hemoglobina glicosilada, valores abaixo de 5,7% significam normal, entre 5,7 e 6,4% são indicadores de pré-diabetes e acima de 6, 4 é considerado diabetes.

Esses testes podem ser realizados quando o médico suspeita de diabetes, quando há histórico familiar ou exame anual.

Como tratar o pré-diabetes e evitar a diabetes:

Para tratar o pré-diabetes e impedir que a doença progrida para diabetes, você deve controlar a dieta, algumas dicas são:

  • Para ajudar a controlar e regular melhor o açúcar no sangue, tente comer alimentos com baixo índice glicêmico, o que significa que o conteúdo de açúcar desses alimentos é baixo, como maçã, alface, amendoim, nozes E os feijões. Veja uma tabela com o índice glicêmico dos alimentos mais comuns;
  • Evite adoçantes, pois muitos deles alteram a glicemia, caso você queira adoçar o café, por exemplo, é preferível usar estévia;
  • Comer alimentos com poucas calorias, aumentando o consumo de frutas e vegetais;
  • Prepare alimentos grelhados, assados ​​ou cozidos, evitando frituras e ensopados;
  • Leia os rótulos dos alimentos, tentando evitar os que contêm açúcar;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, sal e açúcar;
  • Consuma 2 a 2,5 L de água por dia.

A perda de peso é muito importante para controlar o açúcar no sangue, por isso é importante realizar atividades físicas regulares, como caminhar por 30 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Em alguns casos, o endócrino pode prescrever o uso de medicamentos para controlar a glicemia, chamados hipoglicemiantes orais, como a metformina, cuja dose deve ser indicada pelo médico, que dependerá das necessidades individuais de cada pessoa, também pode indicar medicamentos para diminuir o colesterol e a hipertensão, se necessário.

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